Perguntas Frequentes

O que é o Portal de Denúncias?

O Portal de Denúncias é o meio de comunicação para que os colaboradores, terceiros e membros da comunidade em geral possam relatar as condutas antiéticas praticadas por agentes da organização e que infringem as diretrizes do Código de Ética e de Conduta, bem como as leis vigentes e regulamentos internos, com respeito à privacidade do denunciante e administração sigilosa de dados pessoais. 

Como acessar o Portal de Denúncias?

O usuário terá acesso a um formulário online através do portal www.irmandadesantacasacuritiba.com.br/portal-de-denuncias ou via e- mail denuncias@irmandadesantacasacuritiba.com.br .

Quais situações podem ser relatadas no Portal de Denúncias?

  • Conflito de interesses/favorecimento;
  • Assédio moral e sexual;
  • Atos de fraude, corrupção e suborno;
  • Discriminação racial, sexual, religiosa e política;
  • Desvios éticos na prática médica, assistencial e de ensino e pesquisa;
  • Roubo/furto;
  • Vazamento de informações confidenciais;
  • Violações às diretrizes contidas no Código de Ética e Conduta da ISCMC;
  • Condutas em desconformidade com as leis, normas, regulamentos e demais políticas e procedimentos internos da ISCMC (políticas e manuais institucionais, manuais técnicos e instruções de trabalho), ou qualquer ação que caracterize má conduta e que vão contra aos princípios e regulamentos da instituição;

ATENÇÃO: O Portal de Denúncias não deve ser utilizado para relatar conflitos de relacionamento entre os trabalhadores. Tais casos deverão ser comunicados aos gestores imediatos com apoio da área de DHO. Relatos recebidos que envolvam conflitos de relacionamento, sem tratamento pelas áreas responsáveis serão desconsiderados.

Como relatar?

Ao preencher o formulário, o usuário deverá descrever o máximo de informações possíveis, tais como:

  • Fazer um relato anônimo: ( ) sim ( ) não
  • Tipo de Relato
  • Qual é a sua relação com a instituição?
  • Onde ocorreu (ou está ocorrendo) o fato narrado?
  • Descreva o que aconteceu, com o máximo de detalhes
  • Existem provas que confirmem o seu relato?
  • Identifique aqui quem são os envolvidos
  • Deseja anexar algum documento, foto ou arquivo?

O que acontece após o registro de uma denúncia?

As denúncias serão apuradas pelo Departamento de Compliance da ISCMC. O período de conclusão das apurações pode variar em função da complexidade.

Como é a apuração da denúncia?

  • Triagem das denúncias de acordo com as informações recebidas;
  • Plano de Investigação que definirá os métodos de investigação e classificação de risco das informações recebidas;
  • Coleta de documentos e informações complementares, caso necessário. O Departamento de Compliance entrará em contato através dos dados informados, quando o usuário se identificar, ou por meio do próprio sistema no caso das denúncias anônimas;
  • Convocações para entrevistas presenciais;
  • O denunciante terá 15 dias corridos para se manifestar, a partir da data em que as informações foram solicitadas ou a convocação foi feita.

Quais medidas serão tomadas?

Confirmada a procedência e veracidade do relato, podem ser aplicadas ações disciplinares e outras medidas educativas, segundo os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a depender da gravidade e das circunstâncias da falta cometida, podendo acarretar em advertência verbal, advertência escrita, suspensão não remunerada e demissão por justa causa.