UNIICA – BOM RETIRO: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba assume maior hospital psiquiátrico de Curitiba

Unidade será foco de atuação no atendimento à saúde mental no Estado com mais de 130 leitos e uma estrutura com mais de 10 mil metros quadrados

A partir de 1° de fevereiro, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC) assume oficialmente a administração do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, que passa a se chamar UNIICA – Bom Retiro – Dom João Bosco Óliver de Faria. A unidade passará a atuar em conjunto com a clínica no Rebouças, que já fazia parte das unidades geridas pela ISCMC. Essa união transforma a UNIICA no maior hospital psiquiátrico de Curitiba.

Esse movimento é muito significativo e traduz uma nova perspectiva para o atendimento de saúde mental no Paraná. No ambiente da atenção à saúde, se observa a necessidade das organizações se fundirem, se associarem e crescerem em busca da constante evolução tecnológica e assistencial, com qualidade e humanização.

O Hospital Bom Retiro é conhecido por um histórico muito positivo de contribuições à sociedade na área da saúde mental, consolidado como um dos mais confiáveis e eficientes da região. A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é uma instituição de mais de 141 anos com respeitabilidade por sua história em prol da sociedade, através da espiritualidade que permeia todas as suas atividades. Com esse histórico de significativas contribuições para a sociedade, a decisão foi unânime na aprovação da transferência da gestão à ISCMC

Localizada na região central e de fácil acesso, a UNIICA – Bom Retiro conta com uma complexa estrutura com mais de 10 mil metros quadrados e 134 leitos. A unidade conta com atendimentos em regime ambulatorial assim como Hospital Dia, metodologia em que o paciente passa o dia na unidade realizando atividades terapêuticas e volta para casa ao final do dia.

Na UNIICA – Bom Retiro, o paciente contará com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, assistentes sociais e entre outros.

O projeto de expansão da UNIICA – Bom Retiro é um compromisso da Irmandade em expandir a assistência à saúde e se especializar ainda mais no tratamento de saúde mental, um atendimento cada vez mais necessário atualmente. A Irmandade respira o atendimento à saúde em geral da sociedade, notadamente a sua parcela mais vulnerável.

Nossa missão é levar a qualidade e inovação em saúde da Irmandade da Santa Casa de Curitiba que a população já conhece à nova unidade. Seguiremos pautados sempre pela humanização em prol do bem físico e espiritual pelos princípios cristãos.

O complexo UNIICA

O Complexo UNIICA, que irá somar a unidade Bom Retiro e no Rebouças, será o maior em atendimento psicológico e psiquiátrico em Curitiba. Ao somar as duas unidades, a Irmandade assume 15 mil metros quadrados e mais de 191 leitos.

Os atendimentos serão oferecidos para pacientes de particulares, convênios e também pelo Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo diversas possibilidades de tratamento com qualidade e humanização.