Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo
“Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do meu Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim.” (Jo 6,57)
1 – Deus Libertador no Deserto: No Antigo Testamento, Deus se mostrou libertador em relação ao povo de Israel, que trazia as marcas de uma péssima experiência de escravidão. No deserto, a caminho da Terra Prometida, o Senhor o alimentou com o maná e o livrou da sede mortal, fornecendo água a partir da rocha. Mostrou-Se, assim, um Pai amoroso e misericordioso. Sem essa presença ativa de Deus, o povo teria morrido no deserto.
2 – O Sacrifício do Filho Amado: A todos os povos, o Senhor Deus livrou da condenação eterna pela encarnação de Seu Filho, Jesus Cristo. Ele fez a experiência de se tornar homem, de sofrer fome e sede, de ser traído por um discípulo e ser crucificado como um facínora. Sofreu física, psíquica, religiosa e moralmente. Jesus amou-nos ternamente e, apesar de ser rejeitado violentamente, foi fiel até o fim.
“Pela encarnação, Jesus adquiriu um corpo humano para amar, servir e morrer por nós. E fez ainda mais: permaneceu conosco na Eucaristia como alimento de nossa peregrinação terrena.”
3 – Alimento para a Jornada: Cristo ficou na Eucaristia não apenas para ser levado em procissão ou para ser adorado, mas essencialmente para ser alimento. Por essa entrega tão admirável, cabe-nos cultivar uma gratidão muito maior a Jesus em nossas vidas.
4 – Exame de Consciência Eucarístico
Dom Carmo nos propõe questionamentos sinceros e profundos para avaliarmos nossa caminhada de fé:
- Como vai nossa vida Eucarística e nossa participação na Santa Missa? Ela é amorosa, frequente e agradecida?
- Fazemos visitas ao Santíssimo Sacramento em nossas igrejas?
- Como vai nossa participação na vida da comunidade?
- O domingo ainda é, de fato, o Dia do Senhor e da celebração de Sua ressurreição?
- Somos, verdadeiramente, um povo grato a Deus?
5 – Louvor Final: Depois de tantas perguntas que tocam o nosso coração, resta-nos dobrar os joelhos e render graças e louvores ao Santíssimo Sacramento do Altar.