ISCMC entrega bolsas de estudos para colaboradores

ISCMC entrega bolsas de estudos para colaboradores

Ao todo foram 20 pessoas contempladas com edital interno, que oferece a oportunidade de ensino para cursos de graduação e pós-graduação com bolsas até 100%

Um novo desafio se inicia na vida de Maristela de Fátima Kuka, técnica de enfermagem no Hospital Santa Casa de Curitiba. Ela está entre os 20 colaboradores da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba contemplados com bolsas de estudos para cursos de graduação e pós-graduação. “Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de estar aqui e por crescer junto com a instituição”, conta Maristela.

Na última terça-feira (13) foi realizado um evento oficial de entrega das bolsas de estudo no Salão Nobre da Santa Casa de Curitiba. Para prestigiar a cerimônia estiveram presentes o Diretor Hospitalar da Santa Casa de Curitiba, Eduardo Salvaya; o Diretor Hospitalar da Santa Casa de Piên, Sérgio Félix; o Diretor Técnico da Santa Casa de Curitiba, Dr. Altemar Paigel; o Gerente Assistencial Corporativo, Hilton Bueno; e a Coordenadora de Ensino e Pesquisa, Sonia Maria Kalckmaan de Macedo.

Os contemplados participaram de um edital interno lançado no mês de junho pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI). A ação foi realizada em conjunto com o Desenvolvimento Humano Organizacional (DH), Diretoria Médica Corporativa e Gerência Assistencial Corporativa. As bolsas contemplam cursos voltados para diversas áreas pertinentes à saúde, como Gestão em Saúde, Gestão de Logística e Operações, Gestão e Comunicação em Saúde, Farmácia Clínica, além da graduação em Gestão Hospitalar e Administração.

As bolsas foram concedidas graças à parceria com as instituições UniDomBosco, Uninter, Faculdade Pequeno Príncipe e Faculdade Inspirar. Puderam participar todos os colaboradores das unidades administradas pela ISCMC, sendo contemplados membros da Santa Casa de Curitiba, clínica UNIICA e Santa Casa de Piên.

Bolsas de estudo que abrem novas portas

Conceder bolsas de estudos aos colaboradores faz parte da missão da ISCMC: de cuidar de vidas e desenvolver pessoas. Oferecer oportunidades como essa mudam a vida de pessoas como da colaboradora Maristela. Ela conta que por muito tempo trabalhou como doméstica, mas sempre teve o sonho de se capacitar em algo na área da saúde. “Meu sonho era a saúde, mas eu trabalhava em um lugar onde eu não tinha apoio para crescer”, conta a colaboradora.

Após 12 anos trabalhando conseguiu juntar dinheiro e terminar o Técnico de Enfermagem. Largou o antigo emprego como doméstica e se dedicou aos estágios da área. Até chegar na Santa Casa de Curitiba. “Aqui comecei na recepção, depois consegui uma oportunidade para trabalhar na enfermagem e hoje executo minha profissão com muito amor e carinho”, testemunha durante o evento.

Depois que viu o lançamento do edital ficou extremamente animada com a ideia de voltar a estudar. Após longas noites com o filho na frente do computador, ela submeteu a inscrição sendo contemplada com bolsa de 100% para a pós-graduação em Gestão em Saúde. “Para mim, é muita emoção. Eu que era doméstica e fiz um curso técnico agora ter a oportunidade de uma pós-graduação é uma sensação muito gratificante. Tenho orgulho de estar aqui”, finaliza.

Outra colaboradora contemplada e animada com a oportunidade é Stephanie Noleto. Ela atualmente trabalha no setor de Arquitetura e também irá fazer a pós em Gestão em Saúde. “Sempre acreditei que a melhor forma de levar as mais novas inovações e aprendizados para dentro do mercado de trabalho é por meio dos estudos”, conta. “Essa é uma grande oportunidade que a Santa Casa traz possibilitando nos especializarmos para o que há de mais novo no ambiente acadêmico e trazer para nossa instituição, o que será de grande valia”, relata Stephanie.  

A missão de desenvolver pessoas

O Diretor Técnico da Santa Casa de Curitiba, Dr. Altemar Paigel, entende que o aprendizado é algo para a vida. “É muito gratificante perceber que esse edital que fizemos junto ao CEPI está sendo impactante na vida das pessoas presentes aqui hoje”, diz ele durante sua fala no evento. O objetivo da instituição com a entrega das bolsas de estudos é também promover a valorização e engajamento das equipes.

Desta forma, o ensino se encaixa como uma dessas ferramentas capazes de incentivar o colaborador a se sentir cada vez mais motivado com sua atuação. “Essas bolsas de estudo trazem de fato uma oportunidade para desenvolver pessoas e queremos continuar com esse projeto trazendo cada vez mais parcerias para contemplar mais pessoas”, concluí.

O Diretor Hospitalar da Santa Casa de Piên, Sérgio Félix, também parabenizou a todos pela oportunidade. “Este é um daqueles momentos que dá orgulho fazer parte da Irmandade e ver que estamos desenvolvendo pessoas com oportunidades únicas”, conta. Ele esteve presente para acompanhar a colaboradora Elisandra Cavaleiro, que foi uma das contempladas com uma das bolsas de estudos.

Eduardo Salvaya, Diretor Hospitalar da Santa Casa de Curitiba, exemplificou que grandes oportunidades mudam vidas. “Hoje estou como diretor, mas comecei como office-boy”, comenta. “Foi graças a uma oportunidade que recebi da antiga empresa que trabalhei que consegui me desenvolver profissionalmente”, relata o diretor. Desta forma, ele reforça que a missão da ISCMC de desenvolver pessoas como metodologia essencial para salvar cada vez mais vidas e formar profissionais de excelência. Ele finaliza com uma dica: “nunca desista dos sonhos de vocês!”.

Conheça o CEPI

O Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) foi criado com foco na missão, visão e valores institucionais da ISCMC. O centro trabalha e desenvolve a parte de ensino, pesquisa e inovação em todas as unidades administradas. Desta forma, dissemina a identidade de hospital escola para desenvolvimento de pessoas em processo de formação.

Sendo assim, o Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPI) tem como ação “lançar” planos que permitem apontar metas, caminhos e objetivos que colocam as pessoas em contato com o futuro da ciência institucional na perspectiva educacional, assistencial, de gestão e principalmente da geração de valore em saúde.

A coordenadora do CEPI Sonia Maria Kalckmann de Macedo se sente orgulhosa com a entrega das bolsas de estudo. “Para realizar nossa missão é de extrema importância a articulação do ensino, da pesquisa e da inovação, porque, por meio dessas três vertentes conseguimos promover a geração de conhecimento para o desenvolvimento de uma assistência de qualidade e consequentemente a excelência em assistência em saúde”, comenta Sonia.

Atualmente o CEPI é constituído por dois núcleos. Núcleo de Gestão de Ensino, Pesquisa e Inovação (NUGEPI) e Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Deixe um comentário